Páginas

Por que nao pode comer carne na semana santa? e o que é Penitencia na Quaresma?

Quaresma

Segundo a ICAR isso é para servir de penitência. Ninguém é obrigado a deixar de comer.

Hoje, eles não são tão rigorosos e pedem apenas que você, meu caro fiel, se abstenha de alguma coisa, em forma de sacrifício, como ficar sem beber, fumar, fazer sexo, falar palavrão ou outra coisa que você goste de fazer. É uma ação controladora. Mas, por quê?

Vejamos novamente: A função é a de penitência. Penitência DO QUÊ? A bíblia diz que Jesus Cristo ficou 40 dias e 40 noites andando pelo deserto, até chegar ao Horto das Oliveiras, SEM ALIMENTAR-SE, período conhecido também como QUARESMA. Ok, interessante, e eu com isso?

Portanto, o fato de não comer carne seria uma forma de demonstração de respeito, ou jejum perante Jesus.

Normalmente apenas católicos seguem isso. (eu, ^^)

Mas e a Semana Santa?

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Semana Santa é o tempo em que se encerra o período da quaresma. Essa Semana nos prepara para a Páscoa. A Páscoa significa “passagem da morte para a vida”. Isso quer dizer que Jesus ressuscitou para nos dar a vida.

Por que não posso comer carne?

Isso depende de cada um, claro.
Quem é católico e segue a religião, não come carne nas quartas e sextas da Quaresma, quarta-feira de cinzas e sexta-feira da paixão, pois foi quando Jesus foi maltratado e crucificado, o sangue derramado por terra.
Por isso não comemos carne vermelha, nem branca, só peixe, em respeito á sua morte, e pelo que ele sofreu pelos nossos pecados.

OBS.: Atualmente a Igreja Católica evita as palavras obrigação e proibição. Ela apenas aconselha a abstinência de carne vermelha como gesto de conversão.

Significados dos dias da Semana Santa
Para saber mais sobre a semana santa
Por que carne?